Atrás do Calidoscópio

Terminando esta incursão pelos recortes do Calidoscópio,  mostrarei o que estava impresso no verso de alguns de seus textos. Há indícios interessantes  a respeito de aspectos da vida rio-pardense na década de setenta. Pessoas em plena atividade, estabelecimentos de vida efêmera, outros que aí estão até hoje, avisos inesperados, projetos que (não) foram para a frente, notícias que (não) ganharam nova dimensão, lidas trinta ou mais anos depois.

Não raro, o outro lado da folha  da Gazeta  abrigou o “Tópico do Dia”, colaboração permanente de Sérgio Ribeiro, figura das mais conhecidas da cidade. Meu colega de grupo escolar, dedicou-se por alguns anos à marcenaria. Voltou a estudar, foi meu aluno na Escola Normal Municipal (noturna). Radialista, esportista, professor,  funcionário da Polícia,  vereador com longa permanência na Câmara Municipal. Fomos companheiros de bancada por dez anos, mas ele começara antes de mim e lá permaneceu depois. Foi o primeiro candidato ao Legislativo que superou a difícil marca  dos mil votos. Seus dois personagens fixos no “Tópico do Dia” eram o elegante Conselheiro Carmichael e  a provocante (e inominada) garota dos olhos amendoados...

Tomo o Tópico de 28 de julho de 1974, que começa assim:

No último domingo de julho, saio para o encontro matinal com o CONSELHEIRO CARMICHAEL, juntos, dirigimo-nos até o lugar de costume. Sentamos numa mesinha dos fundos, quando se aproximou a linda garota dos olhos amendoados. Como estava quente, ela usava um sarongue multicolorido, sandálias havaianas cor maravilha. Beijou o Conselheiro carinhosamente, oferecendo para comer lagosta com catupiri e para beber um vinho  rosé importado.

Em seguida vieram as notícias, entre as quais  esta:

Como pode  um homem de cultura como o engenheiro-           químico Alberto Pisaneschi, agir como louco, após apaixonar-se pela jovem Vera Lúcia Galvão de Lima, 16 anos, e ter encontrado oposição dos pais da mesma...

E assim vai, num relato que às vezes parece tomada de depoimento na delegacia...

 

* Confecções Sérgio – o ponto alto de sua elegância
Feitio de camisas de todos os modelos
Tecidos para o verão em grande estoque
Sérgio César Trevisan
Rua 13 de Maio, 143 – fone: 3575

 

Médico de crianças
Dr. Gastão Roberto da Cunha
Especialista em Pediatria
Ex-médico residente do Hospital dos Servidores do Estado da Guanabara
Rua Ananias Barbosa, 334
Horário: das 13:00  às 18:30

Futebol de mesa
Com  a finalidade de eleger seus novos dirigentes, reuniram-se os integrantes  da Associação Rio-Pardense de Futebol de Mesa, há poucos dias, quando decidiram entregar à atual  diretoria mais uma gestão. Seus elementos são: Lourival Del Ciampo – presidente; Rinaldo Farah Ortega  - tesoureiro; Eduardo Nicolas – 1.º secretário; Vladimir Fagioli – 2.º secretário; Alfredo Nicolas – relações públicas.    (17-12-72)

 

Na hora de presentear, nunca sabemos o que comprar...
Você já pensou em oferecer bombons?
Uma pedida que irá agradar na certa.

ELIANA BOMBONIÈRE

Montada para resolver estes problemas. Mas lembre-se... Tem muita gente fazendo regime por aí. Pensando nisto temos uma grande série de produtos dietéticos.
Venha nos visitar.
Rua 13 de Maio, 447  - te.: 3937

 

COMUNICADO DA A.A.R.

Por motivo de força maior, a Audição de Piano que seria realizada no dia 28 de junho de 1973, dos alunos da Prof.ª Diva Corrêa Frozoni, foi adiada  para o próximo dia 3 de julgo, terça-feira.
A DIRETORIA

 

NÁUTILUS
O conforto com muita ciência.
Purificador de ar de cozinha
UNISERV - Utilidades Domésticas
Rua Francisquinho Dias, 645 – tels: 3764 e 3086

 

ATENÇÃO

A  partir do dia 15 de junho de 1973, estará funcionando nesta cidade o MINI-HOTEL SAGRADA FAMÍLIA, À Rua 13 de Maio, 626.
O MINI-HOTEL ficará à disposição de diaristas e mensalistas.
Informações à Rua  Marechal Floriano, 482 c/ Manoel.

 

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO

Programação da Banda Municipal
Hoje, às 19 horas – Praça XV de Novembro

1.ª parte
1. Guarani  - dobrado
2.  Festa para um rei negro
3. Esta é a minha canção
4.  Nanci – valsa

2.ª parte
1. Amor de pai
2. Adeus, solidão
3. Alma rústica – tango
4. Mangueira, minha madrinha
5. Americano                    

(8-7-73)

*COMUNICADO

A Diretoria do Rio Pardo Futebol Clube comunica que se acham abertas, na Secretaria do Clube,  as inscrições aos cursos de natação, volibol e basquete. As aulas serão ministradas por um professor de Educação Física (gratuitamente)

(13-5-73)

AULAS PARTICULARES
Para o curso primário
Tratar com Helenice Terezinha Torres
Avenida Comendador Luiz Gonçalves, 290

(8-7-73)

SENHOR MOTORISTA
Não vá mais depressa que o seu pensamento.
Concentre-se no que está fazendo.
Seja cortês e dê facilidade aos demais usuários da via pública.
 

(27-2-72)

FALTA  ÁGUA NA CIDADE
Em virtude de avarias  nas instalações elétricas da bomba adutora e do rompimento do cano que traz água de Divinolândia – incidentes provocados em consequência da recente tromba d’água, o abastecimento de água não se encontra em condições satisfatórias.

(4-2-73)

*CENTRO DE SAÚDE
A POPULAÇÃO DEVE SER VACINADA CONTRA A FEBRE TIFÓIDE.

Atiradores do Tiro-de-Guerra, procurem o Centro de Saúde para serem vacinados.
São José do Rio Pardo, 2 de fevereiro de 1973
DR. JOSÉ RAMOS BARRETTO   -  MÉDICO-CHEFE

 

* MUNICÍPIO TERÁ DISCAGEM DIRETA
Já foram  iniciados os estudos  para a implantação do sistema DDD em  São José do Rio Pardo. E, dentro em breve, as ligações telefônicas para todas as capitais e principais cidades do país serão feitas diretamente, na hora, a exemplo do que vem ocorrendo entre esses grandes centros.

 

13/06/2009

(emelauria@uol.com.br)

 

Voltar