A Sociedade 20 de
Setembro
Os jornais, a partir de 1899, supriram, com poucas informações, a falta de notícias da Società di Mutuo Soccorso 20 Settembre, causada pelo desaparecimento dos livros de atas, que registraram suas atividades, no período de 1895 a 1938. Muitas dessas notícias já estão inseridas nos capítulos deste trabalho. Algumas outras, e poucas, comento ou transcrevo a seguir. Società Italiana
Nuova Roma * Suponho que uma dissidência entre sócios da "20 Settembre" deu origem à uma nova entidade: a Sociedade Italiana Nuova Roma, que oficiou, em 6 de abril de 1896, à Câmara Municipal, solicitando a concessão de um terreno, cujo ofício, abaixo transcrevo: "Sr. Presidente e Vereadores da Câmara Municipal. São José do Rio Pardo, 6 de Abril de 1896. A Sociedade Italiana Nuova Roma quer construir um prédio próprio para a sua instalação na Rua Francisco Glycerio, para cima da Caixa d’água, onde há espaço suficiente para a construção, sem prejudicar a caixa, pois é de mais de cento e vinte palmos o espaço. Por isso, vem requerer a V. Sas. conceder-lhe uma data desse terreno, pagos os direitos respectivos. Pede deferimento. O Presidente da Sociedade Arsenio Passolano".
No verso da folha, foi autorizada a concessão solicitada. Suponho, também, que a paz voltou a reinar, reunindo, novamente, as duas entidades, pois, em 14 de março de 1899, as Sociedades Italianas Reunidas comemoraram, com grande pompa, o aniversário do Rei Umberto I, com passeata ao meio-dia pelas principais ruas da cidade, engalanadas com as bandeiras dos dois países; sessão solene de inauguração do salão-teatro, às 17h30, com discursos de Leonardo Jula, Dr. Álvaro Ribeiro, Dr. Mauro Pacheco, Dr. Antonio Cândido Rodrigues, Dr. Pedro Agapio de Aquino, Dr. José Rodolpho Nunes, Frederico Zanardini e Lando Argentieri. A banda regida pelo maestro Vicente Rondinelli encerrou a sessão com os hinos brasileiro, italiano e garibaldino.
|