Cultura & variedades 
sábado, 25 de outubro de 1997

 

gazetaph.jpg (8080 bytes)

(Texto e Fotos: Rodolpho José Del Guerra)

blueline.gif (1062 bytes)

O processo artesanal do fabrico da rapadura Sítio Pestana

O sítio dos Pestanas está logo ali, depois do asfalto da rua São Bento, quase no perímetro urbano. Do asfalto, continuando um pequeno trecho de terra, avista-se, no alto, à esquerda, o engenho e o barracão, onde são feitas as rapaduras: de amendoim, de abóbora, de cidra, ou pura.

Uma família inteira trabalha: Jorge Pestana, a mulher Sílvia Helena, o filho adolescente Márcio e os menores que ainda estudam: Adriana, Marcela e Marquinho. Produz, por processo artesanal, como há mais de cem anos, o produto gostosamente doce, transformado do suco da cana.

 

 

 

Do asfalto, avista-se o Sítio Pestana, com cinco alqueires, quase dentro do perímetro urbano.

 

 

 

 

O engenho, ou moenda, ainda movido pela energia animal é uma atração. Duas mulas: Garota e Rodela, rodam no mesmo círculo, muitas horas por dia, dirigidos pelo garoto Márcio que, com poucas palavras, os faz parar ou continuar. Jorge me disse que comprou o engenho há, apenas, dez anos, da família de José Calsoni. José Calsoni Filho, o José Barbeiro, relatou-me que, quando criança, trabalhou naquele engenho — o Chatanooga 25 —, movido por três burros. Na realidade é o mesmo.

 

 

 

O caldo (garapa) se concentra na evaporadeira (um tacho, enorme, quadrado, do tamanho do fogão), até estar no ponto de ser despejado para no tacho. Jorge Pestana comprou esta evaporadeira da família Corrêa.

 

 

 

 

Sílvia Helena e Jorge revesam-se, batendo o caldo grosso, até estar no ponto de ser enformado.

 

 

 

 

 

As grades de madeira, molhadas, formando quadrados, ficam sobre duas grandes mesas de cimento. Na foto, Jorge, cuidadosamente, preenche, com o caldo grosso, metade dos espaços...

 

 

 

 

 

...completando-os logo depois.

 

 

 

 

 

 

 

A secagem, ou solidificação, é rápida. Márcio levanta uma das grades.

 

 

 

 

 

 

A secagem das rapaduras em uma das mesas.

 

 

 

 

 

 

Todas as rapaduras são levantadas para a secagem total.

 

 

 

 

Embaladas em plástico, as rapaduras recebem uma etiqueta: "Produto 100% natural / Sítio Pestana - Rua São Bento - Vila Pereira / S. José do Rio Pardo / Fone (19) 3608-7250 / Peso 700 g"

voltar.gif (246 bytes)Voltar