Homenagem

Márcio Lauria é homenageado e lembra legado cultural de Germinal Artese 

gazeta do rio pardo - 17/03/2005

Na noite em que recebeu a homenagem máxima da cultura rio-pardense, o escritor e professor Márcio José Lauria (foto), dedicou seu discurso de agradecimento a lembrar o gênio e o temperamento do artista plástico Germinal Artese, patrono da medalha de mérito cultural recebida por Lauria nesta semana.

Lauria elogiou tanto o talento de Germinal Artese quanto sua atuação como professor. Também lembrou a passagem de Germinal como colunista de “Resenha”, jornal que circulou em São José do Rio Pardo há algumas décadas – neste ponto, Lauria lembrou os temas de interesse público levantados por Artese na imprensa.

A medalha de mérito cultural “Germinal Artese” foi entregue a Márcio Lauria em razão de sua extensa produção intelectual. A medalha é distribuída anualmente a personalidades que se destaquem na cultura local e nacional em diversas áreas.

A medalha Germinal Artese é outorgada pelo DEC (Departamento de Esportes e Cultura) e sua outorga integrou as comemorações pelo aniversário da cidade. Anualmente, o DEC entrega a medalha a artistas e agentes culturais cujo trabalho sejam significativos tanto no aspecto de fomento cultural quanto pela qualidade propriamente dita de sua produção. Outra proposta da Medalha Germinal Artese é a diversificação da produção cultural da cidade, dando mais atenção a segmentos não diretamente relacionados ao euclidianismo.

Entre o público presente à homenagem se encontrava a família de Márcio Lauria, o prefeito João Santurbano e o vice, Paulo Sérgio Rodrigues, além do presidente da Câmara Reinaldo Milan, secretários municipais e outros vereadores.

Também acompanharam a sessão personalidades da cultura local que em anos anteriores receberam a Medalha Germinal Artese – caso do músico Agenor Ribeiro Netto, do casal Eduardo Dias e Maria Olívia Roxo Nobre, do historiador Rodolpho José Del Guerra, e dos agentes culturais Francisco José Parisi Braghetta e Lúcia Vitto.

Durante a homenagem, foram interpretadas algumas das crônicas escritas por Márcio Lauria.
Ao fim da sessão, o público acompanhou a apresentação do concerto musical do Grupo de Choro “Quebrando o Galho”, do Conservatório Musical de Tatuí.

 


Agenor Ribeiro Neto e Francisco José Parisi Braghetta, dois agraciados com a Medalha "Germinal Artese"
em anos anteriores, recepcionam Márcio José Lauria, na festa de 17 de março

 


Ao lado de Márcio José Lauria na outorga da Medalha "Germinal Artese", da esquerda para a direita:
Lydia Torres Tessari, Marco Antônio Parisi Lauria, Gláucia Tessari, Marina Parisi Lauria e João Carlos Parisi Lauria.

 

Voltar