Do mundo em que vivemos
FACEBOOK NÃO, Os cartórios de registro civil têm sido responsáveis, através dos tempos, por enorme quantidade de nomes engraçados, errados, desmoralizantes. Quem não se lembra dos casos clássicos de Janeiro Fevereiro da Silva Março ou de Himeneu Casamentício das Dores Conjugais ou ainda de Um Dois Três de Oliveira Quatro, que apareceram por tantos anos no Almanaque do Biotônico e no da Saúde da Mulher? Filhos de imigrantes tiveram os nomes deturpados de mil maneiras. Quem tentou obter a cidadania de seus antepassados teve de munir-se de tempo, paciência e dinheiro para uniformizar as grafias que os registros brasileiros puseram a perder. * Na família norte-rio-grandense dos Rosados, um patriarca deles, talvez cansado de tanto ter de escolher nomes para os rebentos, resolveu com seriedade e erudição o problema: começou a registrar os filhos com numerais franceses, copiados no capricho - Seize, Dix-Sept, Dix-Huit, Dix-Neuf. Um deles chegou a governador, outro a senador. * Quem não conhece ao menos uma pessoa que odeia o próprio nome? Um filme francês recente trata do problemão que foi o registro de um tal Adolph, que muito lembrava o grande inimigo da pátria - Hitler. E olhe que em alemão se grafa Adolf... De qualquer modo, Adolph ou Adolf remetiam à guerra perdida, à humilhação do país ocupado pelos nazistas. * Agora leio que um casal paraibano (Anderson, motoboy e Janete, auxiliar de escritório) que se conheceu pelo facebook quis botar esse belo nome no filho primogênito, pretensão que foi justamente barrada por vários cartórios. Facebook não é nome de gente! Mas aí o pai teve a feliz ideia de tentar Facebookson, partindo do seriíssimo princípio linguístico de que se ele próprio se chamava Anderson, qualquer nome terminado em son seria válido. O Brasil não está cheio de Richarlysons, Aldeilsons e Reginaldsons? Facebookson foi registrado e o nome vem correndo mundo. Um dia, com certeza, se encontrará com o Email, cuja cédula de identidade já foi publicada. Google tem muito jeito de virar nome próprio e já vem com apelido pronto: Gugu.
AZEITE DE OLIVA Alguém fez os cálculos e chegou a definitiva conclusão: a quantidade de azeite de oliva gasta no mundo todo é incompatível com o volume de produção do mesmo e nobre tempero: consome-se muito mais do que se produz, ou seja, muita gente está comendo gato por lebre, ou melhor, ingerindo soja, girassol, colza, caroço de algodão ou milho e pagando por oliva. * Uma historinha paralela: A mãe ficou surpresa, chocada e encabulada quando a filhinha de oito anos lhe perguntou sem mais nem menos, à mesa das refeições: "Mamãe, o que quer dizer VIRGEM?" Depois de breve pausa para se refazer do susto e bem concatenar as palavras, como que pisando em ovos a mãe dissertou cuidadosamente sobre o delicado tema. Ao fim da estudada explicação, a menina, de olhos fixos numa lata de azeite de oliva, quis saber mais: E EXTRA VIRGEM, mamãe? Como já sabia Shakespeare, pessoas fazem muito barulho por nada.
DINHEIRO Não há o que escolher, nem como esconder: o dinheiro público no Brasil está indo para os ralos dos três integrantes em união indissolúvel da República Federativa do Brasil, a saber: Estados, Municípios e Distrito Federal. Não há semana sem que se saiba de mais um capítulo das crescentes roubalheiras federais, estaduais e municipais. Além dos mensalões em fase de condenação ou de julgamento, propinas rolam na compra de trens e na ampliação de metrôs, verbas somem em pontes, viadutos e rodovias, o rombo no IPTU do município de São Paulo supera meio bilhão de reais. O próximo grande lance já anunciado é na previdência, também nos níveis federal, estadual e municipal. Ver para crer.
CRUZEIRO: O Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte, campeão brasileiro de futebol da série "A" neste ano de 2013, montou um time gastando com todos os jogadores mais ou menos o que nosso empatador Corinthians pagou pela contratação do Pato, aquele sujeito mais famoso por ter namorado a filha do Berluscone e por ter chutado um pênalti nas mãos do goleirão Dida, do que pelos gols que marcou na temporada. Não sei a quantia exata, mas é perto de oitenta milhões de reais. Esse mundo do futebol é de uma irrealidade exasperante. Ainda bem que o cidadão comum não é dado a fazer certos cálculos, porque senão, desistiria de trabalhar. Digamos um profissional de alto nível que tenha o polpudo ordenado de quarenta mil reais mensais. Para ganhar os oitenta milhões do Pato, precisaria trabalhar dois mil meses, o que significa cento e sessenta e seis anos. Coisa de quase cinco gerações!
MISS UNIVERSO 2013 Na noite de domingo, 10 de novembro, eu via com minha filha e meu genro a luxuosa apresentação da finalíssima do concurso para a escolha da Miss Universo 2013. Tudo se passava em Moscou e a TV Bandeirantes se credenciava como a única emissora brasileira a transmitir o concorrido evento. Feita a escolha das dez finalistas, minha filha me perguntou quem eu achava que iria ganhar. - Miss Venezuela venceu, respondi. A candidata brasileira ficou em quinto lugar. - Como venceu? Como ficou? Os votos nem foram apurados... - Já foram, sim. A internet deu os resultados há umas duas horas. Não quis ser desmancha-prazeres, mas no mundo das comunicações quem menos corre voa e ainda acaba perdendo o furo. O retardo (delay) da Bandeirantes se deveu, com certeza, a conveniências de patrocínio, de horário predeterminado de programas. A bela apresentadora, Renata Fan, aquela que também entende de futebol, se já sabia do resultado, fingiu muito bem que não. MacLuhan nem poderia imaginar como o nosso mundo levaria tão a sério a sua profecia de que a notícia do fato seria concomitante ao fato.
PRAGA O atacante sergipano Diego Costa tem vivido dias de céu e dias de inferno. Jogando na Espanha, primeiro foi convocado por Felipão para defender o Brasil. Depois entrou na lista dos convocáveis da seleção espanhola. Ele sabe que Felipão está com seu grupo quase fechado, sendo remotíssimas as chances de outra convocação sua para a Copa de 2014. O técnico espanhol Del Bosque lhe emitiu sinais claros de que o convocará para a disputa. Entre os dois países seu coração balançou. Acabou optando pela Espanha, apesar das reprimendas públicas do Felipão, que o considerou um cara sem amor à Pátria. Agora, Diego Costa, que sofreu lesão no músculo adutor da coxa direita, foi dispensado da seleção espanhola, que brevemente fará dois amistosos. Cortado em definitivo da seleção brasileira, só lhe resta a tênue esperança de vir a ser convocado por Del Bosque em março de 2014 para um amistoso contra a Itália. Se não for, adeus, Copa de 14. Tudo praga do Felipão.
16/11/2013
|