ccib.jpg (37959 bytes)
(foto: Sicca Imagem)

Centro Cultural Ítalo-Brasileiro - CCIB

Localizado na esquina da rua 13 de maio com a rua Marechal Floriano,  no centro de São José do Rio Pardo.

Nome atual da agremiação proprietária de imponente edifício inaugurado em 1929 como sede do Fascio Italiano e constantemente conservado. Nos anos 40, o prédio foi confiscado pelo Governo brasileiro e se instalou a Coletoria Federal. Na ocasião foram removidos de sua fachada diversos símbolos do fascismo que, no entanto, permanecem na formas dos feixes que adornam o forro de gesso do salão principal.

Devolvido a seus proprietários, foi por décadas a sede da Rádio Difusora, uma das mais antigas emissoras do Interior paulista. Hoje as instalações do CCIB, modernizadas , têm servido de local a conferências, recitais, eventos culturais e sociais.

A colônia italiana , elemento predominante na população local, teve sua primeira entidade social e filantrópica criada em 1886. O CCIB é a feição atual daquela primitiva sociedade de imigrantes.

O primeiro clube italiano de São José do Rio Pardo se chamou Società di Mutuo Soccorso XX de Settembre que foi fundado em 1886 criado para reunir os colonos italianos e protegê-los  contra possíveis desmandos.

Em 26 de maio de 1929 inaugurou-se uma nova sede (esta atual) com o nome de Fasci (feixe de trigo amarrado que símboliza a união) Italiani del'Estero.

A partir de 08 de outubro de 1938 a entidade passa a se chamar Casa d'Itália.

A partir de 17 de dezembro de 1962, a sociedade teve nova denominação: Centro Cultural Ítalo-Brasileiro (CCIB)  que é um clube destinado a reunir os italianos e seus descendentes  promovendo eventos culturais e sociais.

(Texto do Prof. Márcio José Lauria, complementado com outro do Prof. Rodolpho José Del Guerra)

 

Voltar à página anterior